
Churros! Eu a-mo. Estes foram traçados rapidamente no antigo e lindo Café de L'Opera, em Barcelona. É assim: pega a massa, molha neste chocolate espesso (dá para beber também, mas serve mesmo para embebedar os churros) e come, quentinho. Humm... delícia. (É a segunda vez que coloco esta foto aqui, tá? Mas recordar é viver...). Encontrei em um site a receita que, dizem, é de Benjamin Abraão, o dono da - olha ela aí de novo - "
Barcelona" (sem sombra de dúvida, uma das melhores padarias de São Paulo, no Pacaembu). Lá comi uma inesquecível coxinha, há muitos anos, a mais maravilhosa da minha vida. Bom, aos churros: esta receita não tem nada a ver com os que comi em Barcelona (a cidade, não a padaria). Trata-se daqueles churros bem
populares no Brasil, à venda nas máquinas de rua: comprido, com um furo no meio e recheio cremoso de goiabada, chocolate ou doce de leite. Ah, nas ruas, o costume é passar a massa no açúcar depois de frita.
Ingredientes
- 1 quilo de farinha de trigo
- 200 gramas de margarina
- 100 gramas de açúcar
- 10 gramas de sal
- 1 litro de água
para o recheio:
- 600 gramas de doce de leite, goiabada ou requeijão
Preparo
Leve ao fogo a margarina, o açúcar, a água e o sal. Quando estiver fervendo e tudo diluído acrescente a farinha de trigo, mexendo sempre com uma espátula para não empelotar. Assim que começar a desgrudar do fundo da panela, coloque em cima da mesa, espere esfriar um pouco, dê uma sovada e coloque numa bisnaga própria para fazer churros. Frite em óleo bem quente, escorra em papel absorvente e recheie a gosto.
5 comentários:
Em Salvador esses churros não são muito populares, mas aparecem de vez em quando nos Shopping Centers. Seguramente, não chegam nem aos pés do que você experimentou em Barcelona. Super chique!!!
k maravilha churros gosto bué(como diz o meu filho)
bjokas
Até parece que fui tele-transportada para Vigo...!! Delícia!
Em Portugal - é natural, também somos ibéricos, nê? - temos uma coisa extremamente parecida: as farturas (a única diferença é o nome). Costumam ser vendidas nas feiras e festas. Tão bom! :-)
mais pertinho do br tem churros assim... em buenos aires é super comum, em muitas confeitarias e cafés os churros são encontrados...uma delícia! mas esse de barcelona com o chocolate denso deve sre um tudo de bom!!
Lembro-me de umas ferias no sul da espanha em que ia comprar churros por peso pela manha para o café. E em Londres tem uma lanchonete de um espanhol que vende exatamente estes churros que descreves com o chocolate super grosso.Delícia!
Postar um comentário