30.6.08

A Di Cunto e a melhor coxinha do mundo


Gente, eu já tinha dito aqui que a empadinha do Caranguejo, no Rio, é a melhor do mundo. Certo. Agora acho que descobri a "empadinha do caranguejo das coxinhas", ou seja, a melhor coxinha do mundo! É possível? Um bandeja cheinha delas está pronta para ser devorada na DiCunto, uma confeitaria que merece dois posts. Esté é o primeiro deles. A Di Cunto é famosérrima em São Paulo, e eu já tinha ido uma vez, há uns bons anos, acompanhada da amiga Juliana Pássara Vilas, aliás, uma dos meus cinco leitores infiéis. Desta vez fui levada pelas mãos de um japonês muuuuito simpático, o Guen, designer de mão cheia com quem tive o prazer de trabalhar alguns poucos dias - e o suficiente para que ele me mostrasse um pouquinho da Mooca profunda. É, meu, a Mooca é da hora, diria um paulistano nascido por ali.
A Di Cunto também é "da hora" (legal, bacana, show de bola). Fica pertinho do Clube Atlético Juventus, onde, diz a lenda, Pelé teria feito um gol maravilhoso de bicicleta no tempo em que nem havia videoteipe. Mas isso é outro assunto. O lugar que faz a melhor coxinha do mundo -e ela não tem formato de coxinha, o que achei curioso - é uma padaria, confeitaria, rotisseria e restaurante, inaugurado em 1935. Leia mais sobre a história da Di Cunto em http://www.dicunto.com.br/) e não perca seus quitutes. Leia mais também sobre a história da Mooca (http://www.portaldamooca.com.br/), um bairro italiano tradicionalíssimo em São Paulo. "A Mooca é um estado de espírito. Esse estado de espírito que só os mooquenses natos conseguem entender, mas não explicar, vem da época em que ali havia tempo e espaço para as longas conversas nos portões. Quem nasce na Mooca dificilmente transfere-se para outro bairro e se o faz está sempre de volta às suas origens", diz o sítio "oficial" do bairro. Perto também fica o Museu do Imigrante, onde se pode brincar de visitar São Paulo antiga.
Ah, sim, a coxinha: sabe aquela história de "crocante por fora e macia por dentro"? É assim mesmo. E bota macia nisso. Sequinha, sequinha (no meu guardanapo não ficou um pingo de gordura, juro). Fui informada de que a receita leva leite. Também pude constatar que não tem tomate, qualquer molho ou excesso de condimentos. O interior é molinho, e o frango se mistura à coisa mole (coisa mole para recheio é uma boa expressão, né?). Enfim. Sensacional. Pequenina, básica, sem maiores invenções. Simples e deliciosa. Eu voto na coxinha da Di Cunto para melhor do mundo. E vamo que vamo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Falam que a melhor coxinha do mundo é a do FrangÓ. E me coloque na lista dos leitores infidelíssimos, não volto mais nesta joça. Falaram de brigadeiro antes do meu amendoim...

Ines Garçoni disse...

Puxa, Lela, quanta violência... que coisa... não falei do amendoim porque não consigo postar o video que vc me mandou! sem o video não tem graça... mas não vá assim! dos meus leitores infiéis você é o meu preferido! como é que vou fazer só com cinco leitores agora?? nem "meia dúzia" vou poder dizer que tenho!

Ceiça disse...

Oi, sinto muito em te dizer!Mas a melhor coxinha do mundo é a Coxinha com Catupiry da PERINE.Confeitaria que fica em Salvador/Ba.Se vc tiver oportunidade de conhecer,sem duvida vai mudar de opinião!
Bjsss!!!

Anônimo disse...

Olha Ceiça, eu também achava a da Perine a melhor, mas depois que fui a São Paulo e conheci a Di Cunto....só achei ruim que é pequena.

Paulo disse...

Como tem gente que não sabe oq fala... Sim, a coxinha do Di Cunto é a melhor do mundo!... Falar q baiano faz a melhor coxinha é o mesmo q dizer que na Italia se faz o melhor Sushi... fala sério. Nem próximo a coxinha do Frangó é da padaria Di Cunto... Ela é simplesmente fenomenal. Boa dica para quem ainda desconfia.


http://www.apontaofertas.com.br/cidade/sao-paulo/cupom?couponId=dllkOG5Na3paNDlRZEpzWjVqaS9Iay93N1R3PQ==

Anônimo disse...

A MELHOR COXINHA DO MUNDO É A DA SANTA COXINHA NÃO EXISTE IGUAL E FICA NA MOOCA TAMBEM VALEU!

Anônimo disse...

A melhor coxinha é a de Bueno de Andrada!!! Coxinhas douradas!!