22.6.09

Pirenópolis I






Hoje ouvi de um carioca debochado um cometário irônico, "vá passear em Pirenópolis para você se lembrar de Búzios". Quem tem um amigo como esse não precisa... enfim. Mas a pequena Pirenópolis é uma graça, embora não seja Búzios, que é mais linda ainda que a Côte D'Azur - e esse comentário não faz qualquer sentido, já que praia é praia e mato é mato. Pirenópolis é mato, cachoeira de água gelada e muita comida caipira. Alguém já disse, e eu arriscaria Darcy Ribeiro - mas se não for ele, eu não disse nada -, que o Brasil caipira é todo igual, já tem a mesma formação, e não importa se estamos no interior de São Paulo, Minas ou Goiás. Sendo assim, posso dizer que Pirenópolis é uma grande Ribeirão Preto, e seus cowboys não deixam nada a desejar aos do interior paulista, e não vamos esquecer da arquitetura colonial no melhor estilo Ouro Preto. A porção Goiás fica por conta dos goianos, que... bem, os goianos habitam a cidade.
Este restaurante aí de cima é um tal de Oxente Uai, cujo nome revela a especialidade, ou as especialidades, da casa - comidas nordestina e mineira. A galinha capiria com ora pro nobis, uma espécie de couve que os mineiros adoram, é um espetáculo. Aliás, uma salva de palmas para todas as galinhas caipiras do mundo. Salve as bichinhas! O restaurante é lotado de turistas, mas em Pirenópolis é difícil escapar deles - eu diria impossível, aliás. A música ao vivo é altíssima, dispensável. Mas nada que umas garrafas de cerveja e uma boa comida caseira não nos façam esquecer.

4 comentários:

Lívia Alves disse...

Inês, se algum amigo seu te mandar pra Cidade de Goiás: - Não vá!!!! e chega!
:-))

Ines Garçoni disse...

Dona Lívia, cadê as fotos e tudo mais que vc me prometeu? beijos!

Lívia Alves disse...

ai Dona Inezita!!! eu sei que prometi as fotos, aliás 1 foto!
então... ainda está no computador infectado da minha amiga!!! Perdão.. Perdão!!! eu sei que mereço arder no fogo do fogão a lenha, que é de onde provavelmente foram feitas essas galinhas que vc comeu em Perinópolis, mas.... eu também fico aqui no aguardo e na espectativa de que eslas (as fotos) não sejam perdidas!
Beijos!!!!

Anônimo disse...

Sinceramente, dizer que a comida do Oxente Uai é boa. Ptzs.