10.2.08

Pão de queijo e broa de milho, receitas

Aqui estão as receitas do delicioso pãozim de quêjo e da broa de mi que Fabiana fez para mim ôtro dia (as fotos estão no post abaixo, óia que lindo!). Foi só dizê que minêro é enrolado e a moça rapidim me mandou... num pódi falá mal dos minêro, não!

Broa de mi
1 copo de óleo
1 copo de leite
1 copo de água
3/4 copo de fubá
1/4 copo de polvilho
1 copo de farinha de trigo
1/2 copo de açúcar
6 ovos
canela em pó a gosto

Numa panela grande, junte o leite, o óleo e a água. Leve ao fogo médio. Misture os outros ingredientes (fubá, farinha, açúcar, polvilho) em outro recipiente e conserve. Quando a mistura da panela começar a ferver, adicione aos poucos o restante dos ingredientes, mexendo sempre para não empelotar. Deixe cozinhar por 7 minutos ou até que comece a desgrudar do fundo da panela. Por último, adicione a canela. Em seguida, retire do fogo, espere esfriar um pouco e acrescente os ovos, um a um. Verifique o ponto da massa a cada adição de ovo. Ela deve ficar brilhante, lisa e mole. Talvez seja necessário colocar ovos a mais ou a menos. Enrole as bolinhas e passe no fubá. Leve a assadeira com as broinhas ao forno pré-aquecido para assar por, aproximadamente, 30 minutos ou até que elas fiquem levemente douradas.

Pão quêjo
1 copo de óleo
1 copo de água
1 colher de sal
3 copos de polvilho
1 copo de queijo ralado
5 ovos

Coloque o polvilho e o sal num recipiente grande. Numa panela, junte a água e o óleo. Leve ao fogo médio. Quando ferver, desligue. Adicione a água e o óleo fervidos ao polvilho. Misture bem e deixe esfriar um pouquinho. Acrescente os ovos e misture com as mãos até a massa ficar completamente homogênea. Adicione o queijo ralado e misture mais um pouco. Faça bolinhas com a massa e disponha sobre a assadeira, deixando um espaço entre elas para não grudarem. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos.

5 comentários:

risonha disse...

adorei estas receitas. no outro dia tentei fazer pão de queijo, mas vi-me aflita pois a massa ficou muito grudenta.. é mesmo assim?

carlinhos de lima disse...

Pois olha, Ines como as coisas são assim como atrativas...
Vim parar aqui e acabo chegando a mais um blog de jornalista!
Deve ser alguma coisa que ainda não consegui entender.
Vou passear por aqui, com calma. Mas já vou deixando um convite para você conhecer meu cantinho...
A risonha, que está ai nesse muro já conhece e volta e meia aparece por lá!

EL PARANAENSE disse...

Pergunta para o SAA (Serviço Anastácia de Atendimento: É possível fazer a massa e deixá-la descansar uma noite na geladeira? Tenho preguiça de acordar cedo e fazer o pãozim...

edinha disse...

Adorei estes pãezinhos de queijo
Beijinhos

Bruna Brasil disse...

Ines, dá pra responder os colegas aqui como comentário? Pq fiquei com as dúvidas deles pra mim...:(
Então...a massa fica mesmo grudenta? Pode deixar a massa descansando na geladeira de um dia pro outro?
Beijos!!!