18.1.07

O primeiro bacalhau (decente) a gente nunca esquece


Bacalhau! Sempre odiei, até conhecer o Ramiro. Na fase da conquista, o carioca-português me levou para passear em Itaipava. Fomos ao Parrô do Valentim. "É um dos melhores restaurantes do Brasil", dizia o galanteador, querendo impressionar. Ramiro não é muito de tomar decisões rapidamente quando se trata de comida, costuma passar horas analisando um cardápio. E mesmo quando a intenção é só beber, folheia os menus, só porque gosta. Mas eu só descobriria a faceta indecisa do moço depois. No Parrô (aliás, nunca mais voltei lá, pena), deu a decisão sem pestanejar. Um bacalhau com natas, por favor. Pensei imediatamente nos sacrifícios que se faz quando se está apaixonada. Imaginei que aquilo ficaria guardado pra sempre em mim, e se a gente um dia casasse e depois se separasse, fatalmente eu jogaria na cara dele todas as concessões que fiz durante a vida a dois. E aquela certamente seria uma delas. Eu odeio bacalhau. Ou melhor, odiava.

Desceu o tal bacalhau com natas. Fechei os olhos e me concentrei. Não sei se foram os lindos olhos do Ramiro ou se, de fato, eu havia nascido para gostar de bacalhau. Finda a refeição, eu, surpreendida, contei que não gostava daquele peixe salgado, para desespero do interlocutor. "Vixi, meu Deus, por que você não me avisou? E eu nem costumo pedir assim, sem perguntar". Ah, que é isso, Ramiro. Ainda bem que você deu uma de macho aquele dia. E hoje, já são ncontáveis os pratos de bacalhau que comemos. Incontáveis. Este da foto é um deles. Foi traçado num restaurante no Porto, em frente ao Mercado do Bolhão.

Não posso dar muitas dicas sobre o Parrô do Valentim, estivemos lá há alguns anos. Mas confira o site e a receita do bacalhau que tirei de lá.


BACALHAU COM NATAS

Ingredientes

3 postas de bacalhau;
4 cebolas;
1 dente de alho grande, picado;
1 folha de louro;
1/2 xícara, das de chá, de azeite;
1 pacote de creme de leite;
Sal e pimenta do reino, a gosto;
Farinha de rosca;
Puré de batata;

Ingredientes do Puré de Batata
1kg de batatas;
1 colher de manteiga ou margarina;
1 pitada de pimenta;
1 pitada de noz moscada;
Leite;
Sal, a gosto.

Como preparar

O bacalhau, previamente demolhado, deve ser limpo, tirando-se dele a pele e as espinhas e desfiado. Num tacho, em fogo brando, leve a cozer no azeite, a cebola cortada em rodelas finas e o dente de alho picado. Junte a folha de louro e o bacalhau desfiado e deixe refogar, sempre em fogo brando, mexendo, de vez em quando, com uma colher de pau, até a cebola ficar transparente. Retifique o tempero de sal e pimenta do reino e reserve.Para obter-se um puré de batatas mais saboroso, as batatas, depois de cozidas em água e sal e amassadas, devem ser temperadas com noz moscada, pimenta do reino e margarina ou manteiga. Acrescenta-se, então, o leite morno, aos poucos, até que se obtenha a concistência desejada e retificam-se os temperos. Forre um tabuleiro de pirex com o puré de batatas e, por cima espalhe o bacalhau. Cubra tudo com creme de leite fresco, ligeiramente batido e polvilhe com farinha de rosca. Leve a gratinar em forno quente, por alguns minutos, sirva bem quente.

Um comentário:

Iliane disse...

amo essa receita de bacalhau..é tudo de bom..bjus