10.4.07

Camarões flambados no paraíso





Zimbros é uma praia na qual nunca estive, em Santa Catarina, mas a julgar pela inspiração que dá aos meus amigos cozinheiros preferidos (principalmente na Josi, claro, que criou este prato assim, de sopetão, com o que tinha disponível!), deve ser o próprio paraíso. Eu não provei esta maravilha, mas Felipe e Josi me mandaram a receita, as fotos e, agora, cá estou eu com água na boca. Do mar, do camarão, da vodca... Sim, porque a melhor parte de se usar álcool na comida é dar aquela provadinha antes, durante e depois, hehehe. Acompanhada de amigos como estes então, Jesus me chicoteie, como diz a Dani, outra amiga que faz falta - e eu já aproveito para homenagear todos de uma vez, claro. Aliás, os amigos de Curitiba são sensacionais, gostam de uma boa comida feita por eles próprios (Norton, é a sua vez de mandar uma receitinha). Saudades...
Aí vai a receita de Camarões Flambados, com Tomate Concassé (porque caras são chiques, tá pensando o quê?)
Camarões Flambados com tomates concassé

Ingredientes
1 kg de camarão branco, de tamanho médio, limpo
200 g de manteiga
1 kg de tomate sem pele
1 xícara de caldo de legumes
1 xícara de água
Duas doses de vodka
Um maço de cebolinha francesa
Aspargos frescos para decorar
sal, pimenta do reino, manjericão fresco

Mis en place
- Temperar o camarão com sal, pimenta do reino e manjericão rasgado.
Reservar
- Tirar a pele dos tomates fazendo uma cruz com a ponta de uma faca em cada um deles e depois mergulhando-os na água fervente. Logo em seguida, tirá-los e colocar na água fria.
Reservar
- Picar as cebolinhas
- Ferver os aspargos frescos por 5 minutos na água com sal.

Modo de preparo
- Colocar os tomates numa panela com uma xícara de caldo de legumes e uma xícara de água e cozinhar até que o líquido seque, por aproximadamente 30 minutos.
- Amassá-los na própria panela com um socador, e continuar o cozimento até que os tomates comecem a dourar o fundo da panela.
- Neste momento, aquecer uma frigideira em fogo bem forte e derreter uma colher de manteiga. Dourar rapidamente 100 gr de camarão de ambos os lados, colocar uma colher de vodka e flambá-los. Assim que o álcool evaporar jogar os camarões na panela com os tomates, que estão em fogo baixo para não juntar água.
- Repetir o processo com todo o camarão. .
- Desligar o fogo
- Passar os camarões para uma travessa, jogar a cebolinha francesa, e os aspargos frescos.

Servir acompanhado de peixe grelhado e arroz branco
E para saber mais sobre Zimbros, clique aqui:

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Inezita, em breve vamos fazer uma visita e aproveitaremos a deixa pra preparar a receita para você matar a vontade.

Ines Garçoni disse...

ebaaaaaaaaaa! amigos, camarões e vontade morta!

jessica disse...

muito linda a primeira foto, meu cachorrinho lindo e meu irmaozinho.. praia mais q iradaaa..