2.4.07

Bacalhau do Rei





Voltei ao Bacalhau do Rei, na Gávea, depois de muitos meses. Desta vez, comi Risoto de Frutos do Mar e Bacalhau. Estava delicioso, como tudo o que se serve lá, mas nada se compara ao bolinho de bacalhau dos caras. É sensacional. Sequinho, com batatas na medida certa (leia-se pouca batata, neste caso). Cada um custa R$ 2,00. O problema é que o garçom deposita uma cesta cheia deles na sua frente e você paga o que comer. Adivinha? Ah, numa das paredes uns cartazes antigos de matérias de jornal te mostram que personalidades elegeram aquele o melhor bolinho de bacalhau do mundo (ou quase isso). E de sobremesa, gemas de ovos, claro, várias delas recheando um pastel de Santa Clara.

Numa brincadeira, reproduzo aqui um post que escrevi em 16 de julho de 2006, na página do Rio no Metroblogging, para o qual escrevi algumas vezes a convite do amigo Marcelo Nóbrega:

"Este post é uma declaração de amor. Ao bacalhau. A foto não é das melhores, mas o prato... Nem acredito que um dia detestei. Aprendi a gostar no Rio, claro. Depois, em Portugal, comi os melhores da minha vida. Bacalhau para os cariocas é como o macarrão para os paulistas. A diferença é o preço. O que me intriga é saber que, aqui, sempre se dá um jeitinho de comprar o peixe. E todo mundo tem sua receita especial. Ontem eu dei o meu próprio jeito e jantei no Bacalhau do Rei... Um prato vale mais que mil palavras. Minha Nossa Senhora... sem comentários."

Bacalhau do Rei
Rua Marquês de São Vicente 11-A, Gávea, Rio de Janeiro (óóóóóóóóbvio)
Fone: (21) 2239-8945

5 comentários:

Rafael disse...

bolinho de bacalhau é na cadeg!!!

Ines Garçoni disse...

pois é... tô esperando um convite!

Anônimo disse...

Não existe boinho de bacalhau melhor do que o do Bacalhau do Rei!! O risole de camarão deles tb é show de bola!! Aliás, tudo lá é muito gostoso e o preço é bem honesto!! Eu sou frequentadora assídua do lugar e recomendo!!!! Beijos! Ana Paula

Anônimo disse...

Eu também sou frequentadora assídua do Bacalhau do Rei. Realmente nada se compara ao bolinho de bacalhau deles. Além dos bolinhos, há outros petiscos igualmente deliciosos como batata frita à moda do rei (com lingüiça calabresa), bolinho de aipim com camarão e catupiry, polvo e lula ao vinagrete, lingüiça calabresa no vinho e risole de camarão...Como prato principal, eu recomendo: Bacalhau à Gomes Sá, Polvo com arroz e brócolis e o Risoto de Camarão. Para sobremesa o melhor doce de todos é o toucinho do céu...Abraços. Flávia Telles

Anônimo disse...

Os caras lá batem um bolão. O prato de Bacalhau à moda (acho que é esse o nome) é muito bom mesmo. O lugar me surpreendeu. Dou nota 10. Álvaro dos Santos.