13.2.07

Aqui também tem Velhinhos Portugueses Fofos!





O nome desta senhora é Maria da Conceição da Silva! E é uma simpatia de pessoa. Mora em PAris há 30 anos, veio com o marido, recém-casada, para tentar uma vida melhor. Dona Maria é dona desta barraca de peixes e frutos do mar no mercado de Boulogne. Pedi, em fracês, para tirar fotos e ela, invocada, perguntou "Para quê?". E eu: "Sou uma brasileira curiosa, interessada por comidas e tal". Pronto, foi o suficiente para Dona Maria se desmanchar. "Ah, é brasileira? Pois podes falar em português!" Opa, é para já. Passamos, no mínimo, uma hora conversando sobre Portugal, França, culinária, Rio de Janeiro (ela tem parentes em Niterói), peixes, feiras em Paris... Na foto, estão ela, o funcionário francês da barraca (outro dono de uma simpatia rara por aqui) e a filha, francesa que pouco fala português.

Para Dona Maria, a terrinha é o melhor lugar do mundo, mas não pretende voltar tão cedo. "Aqui tenho tudo o que não teria em Portugal". Mas, Dona Maria, a vida me Portugal me parece tão mais barata. "Não, é pura ilusão..." E lá foi ela discorrendo sobre como seu país não soube aproveitar a entrada na União Européia. "Porque continuam os monopólios, porque os preços subiram, mas os salários, não, porque os políticos roubaram todo o dinheiro que foi injetado em Portugal". Ulalá, Dona Maria, já vi este filme... Aliás, ela falou também sobre como é necesário ser um comerciante honesto para se firmar em Paris.

"Aqui a vida é difícil, mas é melhor", resumiu, repetindo a mesmíssima frase que já ouvi várias vezes dos brasileiros que moram por aqui.

Nenhum comentário: