14.2.07

L'as du falafel






O Marais é o segundo bairro mais lindo de Paris, na minha modesta opinião, claro. Muitos podem se revoltar, porque, de fato, o Marais disputa o primeiro lugar. Mas ainda perde para Montmartre. Enfim. Isso é outra história.

Fato é que no Marais, povoado por judeus desde sempre, está o restaurant L'as du Falafel, que serve o melhor falafel do mundo ocidental (não sou eu que digo isso, e nem poderia porque não comi muitos destes na minha vida, são as reportagens do New York Times e do Le Monde coladas na parede). Fui pesquisar e descobri que, como tudo neste mundo, há várias maneiras de se fazer o falafel. Lá no Marais, na janelinha de vente à emporter (que faz na hora pra você levar e, geralmente, comer ali na rua mesmo), o falafel vem dentro de um pão, com muito repolho, uma espécie de molho à vinagrete (ou à campanha, para os cariocas) e outro mais cremoso. Você vai cutucando com o garfo, e comendos os bolinhos, deliciosos, que encontra no meio do pão. Se aguentar, não foi o meu caso, manda ver também o pão, que no final fica molhadinho (ops). As receitas que encontrei não falam em repolho, e eu achei um pouco exagerada a quantidade desta verdura que, normalmente, me faz lembrar dela o resto do dia.

Mas, se você tiver dinheiro, coma o falafel sentadinho lá dentro do restaurante. Ali no meio da rua é uma aventura. As pombas insistem em dividir o sanduíche com você. E, bom, está frio por aqui, né? O que torna um lugar fechado com mesas, cadeiras e bebidas sempre uma boa opção.

L'as du Falafel (para levar, um sanduba sai por 4 euros)
Rue des Rosiers, 34
Marais, Paris

Recita de falafel

Bolinho:
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
½ colher (chá) de coentro em pó
1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de pimenta síria
1 colher (sopa) de fermento
1 colher (chá) de sal
½ xícara de salsinha picada
1 xícara de grão-de-bico
3 dentes de alho amassados
1 batata ralada bem fininho
1 cebola grande picada

Molho de gergelim:
1 colher (sopa) de suco de limão
1/3 de xícara de tahine
½ xícara de água
1 dente de alho amassado
sal a gosto

óleo para fritar

Bolinho:
Lavar bem o grão-de-bico e deixar de molho, de um dia para o outro, trocando a água a cada 3 horas. No dia seguinte, escorrer e transferir para um pano limpo. Fechar as pontas e esfregar sobre uma superfície lisa, para retirar a pele. Passar pelo processador e juntar os demais ingredientes. Misturar até obter uma massa homogênea. Umedecer as mãos e fazer pequenos bolinhos. Fritar em óleo quente até dourarem.

Molho de gergelim:
Colocar todos os ingredientes numa tigela média e misturar até obter uma pasta rala. Servir com os bolinhos quentes ou frios.

Nenhum comentário: