29.3.07

Bolo de milho mineirim



Fiz uma nova amiga. Lívia, uma moça muito prendada, vocês precisam ver. Depois de trocarmos confidências e descobrirmos nossas afinidades gastronômicas, a mineirinha me convidou para um chá da tarde. Pode? Olha que coisa... meiga como ela só. Lá fomos, eu e Fabiana, a amiga em comum que nos apresentou. Não basta Lívia morar na Nascimento Silva, uma das ruas mais charmosas de Ipanema, num pedaço de Minas Gerais (um apartamento colorido, cheio de móveis rústicos e chita por toda parte), a jovem ainda nos recebeu com bolos e um pão caseiros maravilhosos. Coisim-di-deus-mês, para ficar no mineirês. Num isqueçu nunca mais, sô.

Na mesa: bolo de milho (a foto ddo bolo com furo no meio), o melhor que já comi na vida, sem brincadeira - e foi por isso que pedi exatamente esta receita para ela; bolo de fubá com queijo no fundo... aquele que solta um cheirinho inigualável; pão caseiro... nossinhora! com aquela manteiga Itambé, requeijão com geléia... Ah, e a cesta de pão de queijo, o suco de abacaxi com hortelã e o chá mate? Manjar dos deuses.

A receita do bolo de milho PRECISA SER COPIADA, por favor. Não deixem de experimentar, eu garanto. É sensacional. O resultado é quase uma mistura de pudim com pamonha. Outro resultado, o da comilaça, foi que saímos de lá, eu e Fabiana, quase sem poder andar de tanto que nos fartamos. E ela faz a seguinte observação, irônica, claro: "Olha a dificuldade da receita!". Não precisa mais nada, né? Além de tudo, ainda é modesta...

Bolo de milho mineirim

Ingredientes
grãos de 6 espigas de milho verde
2 xícaras de leite (chá)
2 colheres de manteiga (sopa)
2 xícaras de açúcar (chá)
4 ovos
1 xícara de farinha de trigo (chá)
1 colher de fermento em pó (sopa)
manteiga e farinha de trigo pra untar

Modo de preparo
Coloque todos os os ingredientes no liqüidificador, bata até ficar homogêneo e coloque em uma forma untada e enfarinhada de 25 cm de diâmetro com um furo no meio.
Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Retire do forno, espere esfriar, desenforme e sirva!

PS - Mil perdões pela péssima qualidade das fotos. Acho que fiquei emocionada...

2 comentários:

Anônimo disse...

HUM!!!!!!!!!! que delicia.

Anônimo disse...

Verdade purinha...Em Minas SÓ se come bem. Seja no boteco da esquina ou nos mais finos restaurantes... A explicação deve estar na combinação genética dos mineiros: negros, portugueses e judeus. Aliás, a maioria dos judeus se escondeu por lá durante a Inquisição e até se extraviou das raizes, mas a cultura culinária ficou...
beijoca
Noemi